quinta-feira, 21 de abril de 2016

Quem eu devo convidar pra minha festa?


Minha festa de 5 anos na escola


Todo ano é a mesma coisa, começam os preparativos pra festa e começa a loucura de quem convida e quem não convida.


Os principais pensamentos são: 

  • Se eu convidar a tia fulana vou ter que convidar a outra tia também, senão elas vão conversar entre si e saber que eu só convidei uma.
  • Se eu não convidar aquela amiga do trabalho, como vou falar com ela sobre a festa?
  • Aquele colega do meu marido do futebol nos convidou pra festa do filho dele, preciso retribuir.
Essas são apenas algumas das maiores incertezas na hora de montar a lista.
Como as pessoas irão se sentir se não forem convidadas.

Aí você senta, monta a lista e ela fica muito maior do que você estava esperando, tem muita gente, é quase um evento.
Você pensa: "tudo bem, vou dar um jeito de caber todo mundo no salão (ou em casa)"

Começam os preparativos,: convites, lembrancinhas, bebidas, comidinhas, quilos de bolo...

É muitooooooooo.
O que fazer?

Primeiro, pare e pense na importância de cada pessoa na sua lista. Pense o quanto essa pessoa é presente na vida do seu filho, o quanto ela realmente gosta de vocês.

É lógico que têm pessoas que acabam sendo convidadas porque são familiares próximos e fica impossível não convidar né? 

Mas se você parar para analisar a lista, vai perceber que tem muita gente que você vai convidar somente por cordialidade, educação mesmo.

Então comece eliminando essas pessoas.
Tudo bem que você recebeu o convite pra festa do filho do amigo do seu marido, ou pra festa daquele coleguinha da escola que você mal conhece a mãe, mas se não está dentro do seu orçamento, você não deve se sentir na obrigação de convidar, a menos que vocês tenham laços de amizade.

Continuando a lista: observe as pessoas que são familiares mais distantes e analise quantas vezes vocês se viram ou se falaram no ano. Curtidas em fotos do Facebook não contam. Estou falando de conversas mesmo, de trocar ideias, receitas até de compartilhar segredos. Não? Risque da lista.

Falando de mim, eu não tenho filhos, sou só eu e meu marido e sempre vamos em festa de criança. Mas é porque além de eu estar envolvida em atividades infantis por causa do meu trabalho, eu gosto de trabalhar com crianças na igreja e meu vínculo sempre é com famílias que têm crianças.
E isso não vem de hoje, porque eu sempre gostei de crianças, consequentemente sempre fui arroz de festa. E sempre levo o saquinho surpresa pra casa rsrs.
Quando minha avó era viva, ela sempre me levava nas festas que era convidada, por isso eu sempre tinha uma festinha pra ir.
Advogando em causa própria, quero dizer que você não precisa deixar de convidar aquela sua amiga que você gosta muito, só porque ela não tem criança e substituí-la por uma não tão amiga assim só porque tem criança e você acha que essa criança pode socializar com seu filho. Se não tiverem amizade, essa "socialização" pode ser feita em outro momento.

Falando sobre quem você não deve deixar de convidar, são os amiguinhos do seu filho e ao invés disso substituir por amigos adultos que nem de criança gostam... Coloque no topo da lista as pessoas com quem seu filho tem um vínculo maior, isso será muito importante para ele no futuro.

Para os demais amiguinhos, pense em uma festa na escola, ou em uma festa em casa em um horário diferente, caso sejam muitas crianças, assim, não precisa convidar os pais que você não conhece. É uma ideia econômica e que as crianças gostam muito.
Quem sabe uma festa do pijama, ou um campeonato de vídeo game? 


Eu sei que mesmo com essas dicas ainda fica um pouco difícil reduzir a lista, mas pelo menos você poderá riscar aquelas pessoas que estão nela por estar e que não fazem muita diferença se não forem.

Não se esqueça de riscar da lista também as pessoas que nunca comparecem e que você já sabe de antemão que não irão.
E não se preocupe se as pessoas ficarem chateadas por não terem sido convidadas.

Espero que essas dicas sejam úteis e que vocês arrasem na festa de vocês.

Obrigada pelo carinho, Deus abençoe, beijinhos da Tati




Nenhum comentário:

Postar um comentário