quinta-feira, 28 de maio de 2015

Os baratinhos



No começo da minha profissão em 2009, a minha criatividade era bastante limitada e meus produtos beeeeem pequenos.
Pequenos mesmo, mini.
Por isso, eles tinham um preço bem mais acessível.
Com 1 kg de massa dava pra fazer muuuuita coisa.
Com o passar do tempo, os clientes começaram a pedir que aumentasse as peças, sem aumentar o preço. Isso era praticamente impossível. E olhe que na época a massa era 30% mais barata do que hoje.
Aos poucos fui aumentando as peças e o preço gradativamente, o que diminuiu a demanda dos produtos mais acessíveis, pois já não eram mais tão visualizados e pouco procurados.
Embora no começo eu tenha feito muitos, muitos mesmo, os clientes foram escolhendo as peças um pouco maiores.

Há poucos dias, lancei nas minhas lojas produtos "baratinhos" e acredito que preciso falar um pouquinho sobre eles.
Hoje em dia, as coisas estão muito, muito caras.
Todo lugar que vamos temos que deixar um monte de dinheiro por quase nada.
Pensando nisso, tive a ideia de fazer alguns modelos de lembrancinha com preços mais baixos a fim de contribuir para que todos tenham acesso e ao mesmo tempo não deixem passar em branco datas especiais.
Porém, tenho algumas considerações a fazer:

  1. As peças "baratinhas" são pequenas e simples. 
  2. Elas fazem parte de uma categoria de produtos mais fáceis e rápidos de produzir.
  3. Elas são peças com personalização limitada, geralmente, descrita detalhadamente na página do produto nas minhas lojas virtuais.
  4. Produtos que não estão na categoria "baratinhas" não são adaptáveis para esta categoria a menos que seja mencionado na descrição do produto.
  5. Personagens não entram nessa categoria, pois levam mais tempo para produzir. (salvo raras exceções que já estarão cadastradas)
  6. O fato de serem mais rápidas de produzir deve ser considerado em termos de confecção e não de prazo, devendo sempre ser obedecido o mesmo prazo oferecido no ato da encomenda.
  7. As peças "baratinhas" não acompanham cortesias como embalagem e cartãozinho de agradecimento.
  8. Alguns produtos terão seus tamanhos reduzidos para entrar nessa categoria, porém para aumentar o tamanho, o valor cobrado será da peça de tamanho original. O link deste será enviado junto com a resposta de orçamento.
  9. Lembrancinhas que precisam de peças como base, porta recados, caixinhas, potinhos, tubetes; não entrarão nessa categoria pelo investimento do material que é alto.
  10. No caso das velas, por exemplo, o produto será exatamente como na foto, sem acréscimo de nomes feitos com molde. Para este tipo de produtos, escolha "Topo de Bolo".
  11. As peças "baratinhas" já têm o preço mais acessível possível, por isso, o valor será o mesmo independente da quantidade.
  12. Algumas vezes o valor do frete será mais caro do que a encomenda, mas tentarei sempre oferecer o melhor valor que conseguir.
Meu objetivo não é abrir concorrência desleal e nem vender além do que sou capaz de produzir.
Vejo que existem lojas que oferecem produtos por preços muito abaixo do que a maioria cobra, fazendo com que pareça que o cliente está levando vantagem.
Sejamos justos, quem vive do artesanato deve cobrar pelo seu trabalho, pelo seu tempo. Já falei sobre isso veja aqui.

O meu objetivo maior é ter uma linha de produtos para oferecer para quem não pode comprar algo mais caro porque já gastou muito. (Frase que eu ouço bastante).
Mas faço um pequeno apelo: respeite os preços dos outros produtos e por favor não insista para abaixar um produto que tem um preço justo. Sempre tentaremos entrar num acordo, mas meus preços são o mais justo quanto possível.

Deus abençoe
Beijinhos da Tati



Nenhum comentário:

Postar um comentário