Hoje quero falar um pouquinho com vocês sobre misturar negócios e sentimentos.
Anos atrás fiz encomendas de produtos para pessoas diferentes e que os pedidos acabaram atrasando.
Quando eu cobrei, pois precisava dos produtos para a data prometida, recebi mensagens educadas e respeitosas falando a respeito da vida pessoal das vendedoras.
Sim, vendedoras, pois foram duas situações diferentes.
Embora as mensagens fossem justificando o atraso, o que me deixou intrigada foi o fato das pessoas agirem com a maior naturalidade, falando de seus problemas pessoais.
Bom, todos nós temos problemas certo?
Sim, passamos por situações ruins todos os dias às vezes.
Têm momentos que parece que tem uma nuvenzinha escura somente em cima de nós.
Mas isso não pode abalar nosso trabalho e nossas negociações.
Ah, mas calma! Com isso não estou dizendo que temos que ser de ferro.
Sim, existem momentos em que nossos sentimentos parecem estar tão abalados que é difícil não misturar as coisas, não é mesmo?
E nesses momentos damos respostas mal educadas e até perdemos a confiança do cliente.
Raras vezes eu usei meus problemas pessoais como desculpa para ficar nervosa com alguém, mas sim, isso já aconteceu e não foi legal.
O que temos que fazer é tentar ao máximo separar as coisas.
E se por acaso acontecer de não ter jeito e as coisas se misturarem, devemos ser honestos.
Honestidade não é se fazer de vítima, pois quem se faz de coitadinho não consegue nada, só consegue ser cada vez mais coitado.
Que o me desculpe, o por favor, o me compreenda faça parte do nosso dia a dia sempre que precisarmos, mas não sempre que precisarmos de um pretexto.
Porque não é sempre que não estamos bem.
Que sejamos compreendidos quando não estivermos bem, mas que para isso, sejamos compreensivos, sempre que alguém no nosso caminho não estiver bem.
Pense nisso!
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